sábado, 7 de janeiro de 2023

Publicidade no metaverso

 Gostaria de uma introdução ao metaverso e às oportunidades que ele oferece para a indústria publicitária ? Pois bem, este artigo veio para te ajudar a entender e apreender esse mundo digital em construção, que está apenas esperando para ser explorado pela publicidade.


Resumo do artigo: Quanto custa um spot de rádio?

O que é o metaverso?

Por que anunciar no metaverso?

Quais marcas passaram a investir no metaverso?

Quem são os alvos de marketing no metaverso?

O futuro da publicidade no metaverso

O que é o metaverso?

O metaverso é um espaço virtual e interconectado de todas as possibilidades. Com efeito, neste universo, as pessoas podem interagir, trabalhar, estudar, divertir-se, transacionar, criar… Só a imaginação e a criatividade podem constituir barreiras a este mundo digital.


Com tudo isto, já nos vemos imersos neste espaço com um headset VR (realidade virtual), navegando entre encontros, jogos, criação… evoluir no metaverso , e é uma sorte dadas as consequências que seu uso pode causar… A maioria dos multiversos é desenvolvida para ser usada em dispositivos que quase todos possuímos hoje: computadores e smartphones. 


O metaverso da loucura

No momento, não podemos falar de um único metaverso centralizado , mas sim de múltiplos universos digitais desenvolvidos por diferentes atores do campo. O metaverso ainda é um trabalho em andamento no qual muitas empresas estão tentando investir, dando origem a muitas plataformas embrionárias que afirmam ser futuros mundos interconectados. Poucos abriram ao público, como a Decetraland. Muitos ainda estão em fase de testes, na melhor das hipóteses em versões beta.


Aqui está a lista de plataformas que afirmam ser metaversos , abertas ou em fase de teste:


mundos alienígenas

Axie infinito

Bloktopia

descentralizado

jogos de gala

Iluvião

Mundos Meta Horizon

Plataforma Malha da Microsoft

Minecraft

mobox

Cidade da Polca

roblox

A caixa de areia

Segunda vida

Atlas Estelar

Token Efinity

Jogos de OVNIs

Quando o "multiverso da loucura" é realidade no metaverso... 




Metaverso e videogame: fronteiras borradas?

O metaverso tem muitos pontos em comum com os videogames, que, de certa forma, confundem os limites entre metaverso e jogos: 


Avatares são o equivalente metaverso de personagens de videogame. Em ambos os casos, eles devem representar o jogador nesses mundos virtuais.

Mapas com cidades que podem ser reais e imaginárias 

Cidades significam casas, nas quais é possível receber os personagens ou avatares dos amigos (com certeza você não perdeu a notícia da casa de Snoop Dogg no metaverso de Sandbox, um dos líderes made in France) e que podemos decorar ( a febre do Animal Crossing voltará?)



E decoração significa objetos. Onde um gamer comprará skins para personalizar seu personagem, o usuário do metaverso poderá adquirir objetos ou serviços digitais de determinado valor. Sim, estamos falando de NFTs (tokens não fungíveis) que têm feito bastante manchetes ultimamente.

Cada um tem sua própria moeda. Onde você pode ficar rico em "Bells" em Animal Crossing ou em "Gil" em Final Fantasy, os metaversos permitem que você fique rico em criptomoedas específicas para cada plataforma.

Ao contrário dos videogames, os metaversos são apresentados como plataformas que atendem aos usuários. Eles são gratuitos e qualquer pessoa pode acessá-los , desde que crie uma carteira para armazenar criptomoedas. Os usuários podem encher suas carteiras gastando tempo no metaverso e, a fortiori, sendo membros ativos da comunidade ou universo.


Por que anunciar no metaverso?

Gigantes digitais como Microsoft, Apple, Sony ou Facebook (que agora é Meta) estão investindo massivamente no metaverso e o definem como o futuro da internet, a Web3. 


Mark Zuckerberg diz que o metaverso será uma grande oportunidade de negócios para as empresas . Meta visa fazer o mercado atingir centenas de bilhões de dólares.


Não esqueçamos que o comércio anda de mãos dadas com a publicidade. E a expansão do mercado comercial só pode significar uma coisa: a publicidade não ficará para trás.


É provável que o Meta use a mesma receita que o tornou bem-sucedido até agora, ou seja, a segmentação de anúncios. No entanto, deve-se levar em consideração que a Web3 pretende ser uma rede na qual a proteção dos dados dos usuários prevalece sobre tudo o mais. No entanto, não se deve esquecer que o Meta não é o único player no Web3. Não será o único a definir as regras do jogo. 


Se os metaversos reproduzem até certo ponto os princípios das cidades de forma digital, o que nos impede de ter um outdoor  bem ao lado da casa virtual de Snoop Dogg , um local que, temos certeza, deve gerar muito tráfego.


Além disso, as empresas terão certamente de cumprir as diferentes legislações que se estabelecerão num futuro mais ou menos próximo: ainda é difícil discernir os contornos do metaverso e as potenciais derivas a que pode conduzir. Infelizmente, são esses desvios que nos permitem definir claramente as leis-quadro.


Quais marcas passaram a investir no metaverso?

Designers de moda, gravadoras, marcas de equipamentos esportivos, desenvolvedores de videogames… Marcas de todos os horizontes investem no metaverso desde que o caminho esteja livre. Essas marcas não utilizam o universo digital para fins publicitários propriamente ditos. Para a maioria, trata-se de fazer uma espécie de golpe publicitário, mostrar que estão cientes das apostas do metaverso e estar entre os primeiros a se envolver nesse campo fértil.


Captura de tela do mapa The Sandbox - 5 de abril de 2022.


Na festa do bairro de Heights - Warner Bros. Pictures 

Affiche pour l'évènement virtudel In the Heights Block Party


Para o lançamento do filme In The Heights (adaptação do musical de mesmo nome), a Warner Bros. Pictures organizou uma festa digital nos servidores Roblox. Os visitantes foram imersos no icônico universo musical do bairro latino-americano que é Washington Heights. Minijogos interativos, tutoriais de dança, vídeos de bastidores e objetos virtuais fizeram parte do evento.




Jardim Gucci - Gucci

Visual Gucci Garden no Roblox


até que no Roblox, desta vez foi a Gucci quem decidiu implantar uma exposição virtual e interativa, o Gucci Garden. Os avatares dos visitantes tornaram-se, para a ocasião, manequins que vagam pelas diferentes prateleiras e absorvem os diferentes elementos da exposição, para emergir do Gucci Garden em uma criação única.




Bière Virtulle - Heineken



A cervejaria holandesa Heineken também resolveu contribuir com o metaverso apresentando seu mais novo produto: a Heinkein Silver. Uma cerveja 100% virtual, disponível apenas na Decentraland. Para este lançamento, o gerente de marca, Bram Westenbrink, realizou uma coletiva de imprensa virtual nos servidores Decentraland.




Quem são os alvos de marketing no metaverso?, ao escolher uma empresa de publicidade e propaganda

Nenhum estudo foi ainda realizado para determinar os  alvos de marketing que o metaverso reúne. No entanto, podemos supor que os indivíduos já presentes nas plataformas não tenham medo da novidade tecnológica que o metaverso representa. São, portanto, pessoas hiperconectadas, que possuem grande afinidade por criptomoedas, principalmente jovens SPC+ (categoria socioprofissional alta).


O futuro da publicidade no metaverso

No momento, o metaverso oferece uma infinidade de possibilidades publicitárias que as marcas podem aproveitar. Mas os usuários devem estar receptivos a esse tipo de campanha. Ainda é cedo para avaliar seu real impacto no consumo dos usuários. O que tem sido produzido no metaverso consiste essencialmente em golpes publicitários e não em verdadeiras ações publicitárias. 


No entanto, a mania do metaverso sugere um futuro brilhante para a publicidade neste mundo digital. 

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