sábado, 7 de janeiro de 2023

Quais são os regulamentos sobre publicidade na imprensa?

 O meio de imprensa permite uma segmentação precisa: segundo um centro de interesse, uma localização ou mesmo uma profissão... De facto, graças à publicidade na imprensa, pode chegar aos seus consumidores de várias formas e aumentar as suas vendas ou desenvolver a sua reputação . Mas cuidado, ainda existem alguns regulamentos a seguir para publicidade na imprensa ? Nós explicamos.


A imprensa em alguns números:


417 milhões: este é o número de exemplares de jornais e revistas vendidos em suas versões digitais em 2021, um aumento de 19,2% em um ano.

A imprensa representará 8,1 milhões de exemplares distribuídos diariamente em 2021

Fonte: ACPM See More


étude ACPM presse publicitaire


Crédito da foto: ACPM


Dois tipos de imprensa lideram o ranking deste estudo* publicado pela ACPM: a imprensa de revistas com 38% e a PQR (Presse Quotidienne Régionale) com 37%. Estes dois tipos de imprensa são seguidos pela imprensa diária nacional com 15%.


*Estudo sobre a distribuição e circulação da imprensa francesa controlada ao longo do ano de 2021


Resumo do artigo: Quais são os regulamentos sobre a publicidade na imprensa?

Lembrete de formatos de publicidade na imprensa

Quem decide sobre a publicidade na imprensa?

Quais são as regras para a publicidade por sector de actividade na imprensa escrita?

Alguns exemplos de publicidade original na imprensa

Lembrete de formatos de publicidade na imprensa

Antes de entrarmos no assunto, gostaríamos de relembrar os diferentes formatos de publicidade existentes na imprensa.


Veja abaixo os principais formatos:


página dupla

Página inteira

1/2 altura - ou largura

1/3 de altura - ou largura

¼ de altura - ou largura

1/8 de altura - ou largura

E outros formatos que você pode encontrar:


O folheto de inserção adicional

O 1º jumper de cobertura

A inserção de várias páginas

>>> Saiba mais sobre os formatos de publicidade na imprensa.


Quem decide sobre a publicidade na imprensa?



Ao contrário dos anúncios de TV, que devem ser previamente validados pela ARPP (Autorité de Régulation Professionnelle de la Publicité), na publicidade impressa, são as agências de publicidade e seus departamentos jurídicos que decidem se um anúncio será veiculado ou não. Eles então garantem que os anúncios estejam alinhados com a linha editorial do título de imprensa.


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Bom... números e conhecimento são interessantes, mas temos algo ainda melhor para o resto deste artigo! Explicamos toda a regulamentação publicitária na imprensa por sector de actividade .


Quais são as regulamentações sobre a publicidade por setor na mídia impressa?

Ao contrário do que se possa pensar, as regulamentações publicitárias na imprensa não são idênticas às da TV ou dos outdoors. Na imprensa, a publicidade é essencialmente gerida pelas agências de publicidade (explicadas acima). No entanto, existem algumas áreas onde são necessárias restrições e explicamos.


O setor de alimentos tem regulamentos de publicidade

Como em todos os outros meios de comunicação, os anúncios de alimentos devem incluir as seguintes informações legais obrigatórias:


"Para sua saúde, coma pelo menos 5 frutas e vegetais por dia 

"Pela sua saúde, pratique atividade física regular". 

"Pela sua saúde, evite comer muita gordura, muito açúcar e muito sal". 

"Pela sua saúde, evite beliscar entre as refeições".

Nos mupis é obrigatória a afixação destas 4 menções em toda a rede de painéis publicitários. Assim, em uma rede de 40 rostos, por exemplo, deve haver 10 pôsteres com a primeira declaração, 10 pôsteres com a segunda declaração, etc. Não é de forma alguma o mesmo regulamento na imprensa, pois apenas uma dessas menções é necessária no visual. 


>>> Saiba mais sobre os regulamentos de publicidade gráfica.


presse paques de publicidade


Neste anúncio de imprensa, que decorreu de 22 de março a 4 de abril de 2022, pode-se ver que a marca Picard mencionou "Para a sua saúde, coma pelo menos cinco frutas e vegetais por dia".


Aqui está outro exemplo de uma marca de alimentos que usa declarações obrigatórias em suas campanhas publicitárias:


publicité presse alimentação


Aqui, a frase "Para sua saúde, evite lanches entre as refeições" aparece neste anúncio impresso.


Regulamentações publicitárias no setor de bebidas alcoólicas

A lei Evin permite a publicidade de álcool na mídia impressa, mas há algumas nuances a serem observadas antes de publicar sua campanha publicitária.


Não é proibida a veiculação de um anúncio referente ao setor alcoólico na imprensa. Porém, existem regras que devem ser respeitadas! O artigo L. 3323-2 do Código de Saúde Pública (CSP) informa que as campanhas publicitárias para a promoção do álcool não devem aparecer em revistas destinadas aos jovens.


Além disso, um anúncio de venda de álcool deve incluir a seguinte declaração obrigatória: "O abuso de álcool é perigoso para sua saúde, consuma com moderação".


Um anúncio muito original do Kronenbourg marcou o Euro 2016 na revista L'Équipe :


publicite presse alcool


As palavras "O abuso de álcool é perigoso para sua saúde, consuma com moderação" estavam de fato presentes neste anúncio.


Regulamentação publicitária no setor financeiro

No setor financeiro, os anúncios não devem incluir recursos visuais. Eles devem aparecer apenas em forma de texto.


Além disso, os anúncios no setor financeiro devem incluir:


A apresentação clara das características do produto e da oferta promovida

Os benefícios promovidos e as condições da oferta para deles beneficiar

A justificação de argumentos a favor da economia local ou do desenvolvimento sustentável na comunicação promovendo ações neste domínio

Acesso do consumidor a informações adicionais sobre os diferenciais obtidos pelo produto oferecido

Aqui está um exemplo de um comunicado de imprensa da marca Boursorama Banque:


publicité presse boursorama banque


Na segunda-feira, 4 de abril de 2022, o Boursorama Banque assinou um acordo de parceria definitivo com o ING e ambos desejaram comunicar essa colaboração na imprensa nacional.


Regulamentos para avisos legais

A publicação em Diário da República (JAL) é obrigatória para as empresas que decidam por constituir, alterar ou extinguir a sua actividade. Devem ser publicados em JAL autorizado no departamento onde a empresa tem a sua sede.


A quem interessa esta obrigação?


Todas as empresas como SARLs, SAs, SASs, etc. são obrigadas a publicar um aviso legal em um jornal autorizado para anunciar todos os eventos na vida de sua empresa.


Os artesãos e comerciantes (na qualidade de empresários em nome individual) não são abrangidos pela publicação de avisos legais.


Em inglês: cuidado com anúncios de imprensa com palavras em inglês

Todos os anúncios devem ser escritos em francês, ou ter uma tradução, e a lei de Toubon diz isso! Em uma campanha em língua estrangeira, um asterisco bem visível deve referir-se à tradução francesa.


Numerosos anúncios são retirados a cada ano pelo ARPP após ter notado a presença de palavras em inglês, por exemplo, que não são traduzidas para o francês.


Vários anunciantes usam termos como "por" ou "e" sem necessariamente traduzi-los, o que é proibido. Aqui está um exemplo:


publicité presse anglais français


A palavra "por" aparece no visual, mas nenhuma tradução é legível: o anúncio de imprensa é, portanto, proibido., ao escolher uma empresa de publicidade e propaganda


Uma campanha publicitária na imprensa é frequentemente acompanhada por um anúncio de TV. Conheça todos os regulamentos da TV para estar preparado para o seu próximo anúncio!


Alguns exemplos de publicidade original na imprensa

E para terminar este artigo com uma nota divertida, aqui está um pequeno top dos anúncios na imprensa escrita:


O primeiro anúncio que selecionamos é um anúncio de um oftalmologista promovendo seus pares de óculos graduados. Campanha publicitária com imagens de pinturas expressionistas, como o autorretrato de Van Gogh, com óculos que tornam mais visível o retrato do artista.

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