quarta-feira, 15 de abril de 2020

Como investir suas economias com segurança? Uma solução vem das contas do Deposito

Como investir as economias para protegê-las ao mesmo tempo e fazê-las crescer em valor? Nestes tempos de crise econômica, de estados em risco de falência e de bancos à beira do fechamento, dar uma resposta eficaz não é a coisa mais fácil.

Uma solução possível é dada pelas contas do Deposito , um instrumento com potencial interessante e em voga nos últimos tempos, durante o qual se tornou imperativo fazer frutificar as economias, mas os riscos decorrentes de investimentos são cada vez mais altos.

Para pessoas como você e eu, que sentem a necessidade de agir em favor de seu bem-estar econômico, mas não querem dar um passo mais longo, aqui está um guia simples para as Contas de Depósito .

orçamento familiar

O QUE SÃO
São produtos bancários que têm como único objetivo gerar mais juros do que o depósito na conta corrente normal.

Os bancos usam esse dinheiro depositado para obter lucro e, em troca, oferecem um retorno estabelecido a priori , no sentido de que antes de assinar o contrato, você já sabe quanto receberá no vencimento.

COMO FUNCIONAM
De duas maneiras diferentes:

conta de depósito gratuito : você tem disponibilidade imediata do dinheiro depositado;
conta de garantia : você pode retirar suas economias somente após um certo período (entre 1 e 36 meses), chamado de prazo do título, expirar.
Seus ganhos serão justos, mesmo se você optar por investir pouco dinheiro e por um curto período de tempo: vantagens que dificilmente encontramos em outras formas de investimento.

Graças a essas características, as contas de depósito são interessantes para a maioria dos pequenos investidores, para quem os bancos também oferecem outras possibilidades interessantes, como taxas de juros mais altas ou pagamento antecipado de juros no caso de contas de depósito subscritas.

A QUE RISCOS PRESTAM ATENÇÃO
O único risco real ocorre no caso de o Banco falir (um evento que sempre foi historicamente avaliado como improvável) e, portanto, torna-se incapaz de retornar capital e juros esperados.


"Vamos tocar a buzina ", mas, se isso acontecer, seu risco ainda será atenuado graças a uma Diretiva da Comunidade (2009/14 / EC) , que prevê que todos os bancos da Comunidade Europeia sejam obrigados a aderir a um sistema garantia de depósito para montantes de até € 100.000 por depositante.

Se você realmente quer se sentir em um barril de ferro , o conselho é não investir mais de 100.000 euros na mesma conta de depósito , para não correr o risco de não recuperar o excesso de capital.

COMO ABRIR UM
É muito simples : você só precisa do código tributário, um documento de identidade válido e pelo menos uma conta corrente tradicional para ser usada como conta de suporte , mesmo em um banco diferente.

Tendo em mente que as contas de depósito não permitem que os detentores retirem mais do que a liquidez disponível na conta, eles nem exigem a concessão de qualquer garantia para a abertura.

COMO ESCOLHER O MELHOR
Agora que você sabe "tudo" sobre as contas de depósito, teve vontade de abrir uma? Bem, prepare-se para a fase mais importante e delicada: escolha conscientemente a que melhor atenda às suas necessidades.

O parâmetro fundamental a considerar é: o retorno efetivo garantido . Para calculá-lo, é necessário considerar estes três fatores:

a taxa de juros prometida: ou seja, o retorno que o Banco lhe garante sobre o dinheiro que investe. Normalmente indicado bruto e sujeito a alterações, especialmente se você abriu uma conta de depósito como um novo cliente após ofertas promocionais ... cuidado!
a lógica da capitalização de juros : é o "quando" os juros do seu depósito serão reconhecidos e pagos; um parâmetro ao qual você deve prestar atenção especial, porque os juros acumulados podem ser reinvestidos, afetando a rentabilidade efetiva da conta.
os custos a serem incorridos para o depósito: impostos sobre juros, imposto de selo ou taxas de manutenção de contas.
Difícil demais? No próximo post , que estou preparando, falaremos sobre confrontaconti.it, na minha opinião, o melhor recurso da Web para facilitar você a escolher a conta de depósito certa para você.

Você tem outras dicas sobre contas de depósito? Deseja compartilhar informações úteis comigo e com os leitores para economizar? Deixe-me saber escrevendo um comentário, obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário