De fato, a comparação hoje é uma regra que você não pode prescindir. Informe-se, obtenha mais cotações, avalie os prós e os contras das várias ofertas, você terá a oportunidade de economizar e pagar menos.
Especificamente, pensei em fornecer algumas idéias para começar com quatro temas principais :
seguro
telefonia
contas de eletricidade e gás
uma das práticas mais "na moda" do último período ou a sub-rogação de hipotecas.
Um olho para o seguro
Levante a mão, que não gostaria de pagar menos seguro ... Acho que você também levantou os pés. 🙂Aqui estão algumas dicas para economizar imediatamente (sem depois "pagar mais tarde" ... e agora vou explicar o porquê).
Se falamos sobre seguro de carro e você precisa fazer apenas um RC simples , os sites de comparação on - line são para você.
A única recomendação é ter cuidado para não colocar franquias ou descobertos . Esses dois "palavrões" nada mais são do que os custos que o seguro causa ao cliente em caso de dano ou acidente. Tenha cuidado, nem todas as empresas esclarecem os valores de dedução e cheque especial e isso geralmente gera problemas para o cliente ao reparar o carro. Portanto, da próxima vez que você ler uma proposta de seguro, levante os ouvidos e tome cuidado.
Talvez você precise fazer um seguro de carro com algumas garantias acessórias. Vemos o mais útil e conhecido: roubo, incêndio, cristais, renúncias, vandalismo, eventos naturais, assistência na estrada, proteção legal, ferimentos ao motorista, colisão e muito mais que eu não vou listar você.
Por todas essas garantias, o conselho é não olhar apenas para o preço, porque por trás de uma excelente oferta sempre pode haver o risco de ter más surpresas no futuro (ou quando necessário).
Como se orientar e depois escolher? Nesse caso, alguns conselhos não são suficientes e entrar em contato com um consultor de seguros é a escolha mais inteligente.
Contratos de luz e gás
Para lhe dar alguns conselhos realmente úteis, vou lhe contar sobre minha experiência pessoal que aconteceu há não mais de um ano, para que, se isso acontecer com você, você já saiba como se comportar.😉
Uma manhã, como muitas outras, na minha caixa de correio recupero minhas contas e as levo para casa. Em um silêncio rigoroso, quase o último estilo de pergunta para vencer o jogo antigo "quem quer ser bilionário", abro o envelope. Quando eu leio por um curto período de tempo, não é preciso ... mas quanto eu pago? Encontrei a resposta lendo as estimativas de consumo feitas e nas quais a empresa calculou minha conta de gás.
Se você também tiver uma situação em que o consumo real seja diferente do estimado, não pague a conta e vá ao primeiro escritório da sua empresa para pedir explicações .
Se, no futuro, você quiser pagar o que consumir e não o que consumir de acordo com as estimativas, para evitar esses problemas, sempre ligue para o número gratuito nos dias estabelecidos e atualize seu consumo por telefone para evitar estimativas desagradáveis e contas altas.
Mas outra coisa também pode acontecer: você não pode resolver o problema. A solução, então, é mudar o contrato , como eu fiz: 🙂se houver uma situação que você não gosta, nem sempre é obrigado a calar a boca e resistir.
Em https://www.facile.it/, você pode comparar gerentes, fornecedores e empresas e entender qual é a melhor oferta para você ... experimente😉
Economize em telefonia
Comunicar é a principal necessidade do homem; mas, talvez, ultimamente, o assunto tenha ficado um pouco fora de controle! Estamos sempre com o telefone celular por perto, conectado ao computador, procurando uma conexão à Internet: minha mãe, que luta!
Existem métodos práticos para manter o dinheiro gasto em chamadas de celular sob controle :
Use um cartão recarregável para monitorar efetivamente o tráfego de saída e diga "gastei demais, não recarrego"
Escolha uma assinatura com tudo incluído para saber quanto gastaremos primeiro e sem surpresas
Considere substituir sua hipoteca
Ou agora ou talvez nunca mais ... As hipotecas e suas taxas de juros sempre foram historicamente muito altas, mas esse não tem sido o caso nos últimos 10 anos em que as taxas vêm caindo constantemente até o colapso.
No dia em que este artigo foi escrito, uma das melhores práticas se você está pagando uma hipoteca é a barriga de aluguel, ou seja, mover a dívida que você está pagando pela sua casa de um banco para outro que nos oferece melhores condições . Esta etapa, por lei, não tem custo para o cliente, nem para a investigação nem para a avaliação. Obviamente a vantagem ou não depende da situação.
Vamos dar um exemplo:
Há cinco anos, você contratou uma hipoteca com uma taxa de juros variável (digamos, baixa em 2% e que hoje mudou para 1%). Bem, você pode encontrar a mesma taxa hoje, mas fixada em 2% nos próximos 25 anos. Não é mais variável. Sem qualquer risco, pois, mesmo que as taxas subissem, você pagaria seus 2% agradáveis. Este é um exemplo claro de conveniência substituta.
Além disso, a partir de janeiro de 2017, as taxas de juros das hipotecas aumentaram e a sensação é de que a tendência começou a subir novamente . É por isso que eu aconselho se você deseja economizar dinheiro a longo prazo, correndo imediatamente para algum banco ou entrando em contato com um bom corretor de hipoteca. Antes de fazer isso ou de escolher o banco para entrar, destaquei um site muito útil para verificar as taxas oferecidas pelo mercado hoje. https://www.mutuisupermarket.it/
Venda ou doe o que você não usa mais (roupas e objetos "esquecidos")
Você também tem roupas espalhadas por todos os cômodos da sua casa? Na cozinha, nas cadeiras, na sala de estar no sofá ou no quarto, onde você precisa mover tudo toda vez para poder se deitar e dormir?
Se você se encontrar nessa situação, a primeira coisa a fazer é se colocar imediatamente de boa vontade e tentar colocar as roupas de volta nos armários. Um conselho que eu gostaria de lhe dar enquanto você está arrumando é aproveitar esta oportunidade para limpar e limpar seus armários.
Ao fazer isso, você pode achar que, na realidade, você não é apenas um "bagunçado crônico" (bem, talvez você seja um pouco; P), mas que todas as portas do seu armário estão cheias de roupas, algumas que você esqueceu de ter. E é exatamente para onde eu queria ir, porque essas roupas representam uma oportunidade para você.
Se você encontrar pessoas arruinadas que não podem ser consertadas, jogue-as fora sem pensar muito. Em vez disso, todas as roupas que você descobriu, mas que decide não querer mais , apesar de estar em boas condições, pode optar por doá-las para caridade ou talvez vendê-las em um mercado de segunda mão .
Sempre permanecendo no assunto de oportunidades, outro pode ser representado pelo fato de você possuir uma garagem, talvez um mezanino, uma adega ou um sótão. Nesses lugares, costumamos depositar todos os objetos que não precisamos mais em casa , mas que achamos que podem ter uma utilidade futura, talvez em caso de necessidade.
Levante a mão todos aqueles que guardam aparelhos ainda em funcionamento na adega ou no sótão e deixe-os lá, caso sejam necessários. Ou ainda, todos aqueles que guardaram os berços, os berços e todas as roupas das crianças que não usam mais ...
Se você trabalhar duro, todos esses "lixo" poderão ser vendidos rapidamente e ganharão dinheiro . Tudo o que você precisa fazer é pedir a ajuda de um amigo, tirar fotos de todos os objetos que deseja doar e enviá-los para o portal de vendas on-line http://www.subito.it/ e aguardar o contato dos compradores.
Encomendar os guarda-roupas e colocar as adegas ou salas nunca foi tão divertido, mas acima de tudo útil para ganhar dinheiro 😉
Como gerenciar melhor o dinheiro que você economizou
Se você leu até aqui ... bem, antes de tudo, parabéns, porque dissemos as coisas e depois de ler todas elas já é o primeiro objetivo que você alcançou. Você ainda tem "energia fluindo" dentro de você? Então, vamos continuar com este capítulo dedicado a como gerenciar melhor o dinheiro que você economizou, usando as técnicas vistas acima.
Mas primeiro será importante falar sobre motivação. "O que a motivação tem a ver com a poupança cristã?" Bem, coloque desta maneira: a motivação permite transformar o que sabemos em ações e isso em resultados. Motivação + técnicas corretas de economia = sucesso . Isso é suficiente para você como uma breve explicação?😉
Depois disso, falaremos sobre "técnicas de provisionamento", você descobrirá ou como o dinheiro economizado deve ser gerenciado para que eles possam lhe dar mais segurança e felicidade, na Virta de todos os dias.
Como encontrar a motivação certa?
Encontrar sua motivação pessoal para salvar a pergunta fundamental e perguntar a si mesmo é: por que quero (ou preciso) salvar ?
Saber responder "bem" a essa pergunta, entender qual é seu objetivo, permitirá que você acenda a motivação dentro de você.
Mas quero me explicar melhor e, para fazer isso, darei um exemplo:…
Você correria 42 km (uma maratona) hoje por 1 €? Provavelmente não (a menos que você faça isso por paixão).
Você correria a mesma maratona, desta vez em troca de € 10.000? Bem, talvez você não me responda rapidamente "sim", mas concorda comigo que responder "não" estaria longe de ser fácil.
Mesmo desafio, diferentes motivações para agir ... resultados diferentes 😉
Portanto, não perca tempo, faça agora: papel, caneta e encontre o motivo fundamental que, até o momento, poderia motivá-lo seriamente a gerenciar melhor sua maneira de gastar e economizar.
Agora que você sabe como se motivar, podemos ir em frente e ver os três tipos diferentes de provisões para gerenciar o dinheiro que você economizou.
Crie seu próprio cofre de contingências
Você quer se sentir seguro, mesmo em caso de despesas inesperadas? A criação do "cofre inesperado" certamente deve ser o primeiro objetivo a ser alcançado graças à economia acumulada.
O que consiste: é um cofrinho físico (ou uma conta bancária separada), dentro da qual coletar uma quantia que você acredita que fará com que você se sinta confortável caso algo inesperado lhe aconteça.
Vou dar um exemplo: um aluno meu alocou 6000 euros como um cofre inesperado, igual ao salário de seis meses de trabalho. Ele argumentou assim: "se eu perder meu emprego, tenho" certeza "de que dentro de seis meses ainda poderei encontrar algo para substituí-lo; enquanto isso, eu poderia continuar vivendo minha vida habitual com o dinheiro reservado ”.
Crie seu desejo seguro
Gostaria de realizar seus desejos com uma certa constância? Você provavelmente vai me responder sim, afinal quem não gostaria ...
Bem, depois de preencher o "cofre inesperado", você pode começar a pensar em preencher o seu "desejo seguro", que coletará o dinheiro necessário para atingir esse objetivo.
Também neste caso, como antes, deixo a opção de reservar essa quantia para a mesma conta atual em que você terá seu valor para o inesperado ou para uma conta especial.
"Mas quais devem ser os desejos de cumprir o cristão?". Há algum desejo pequeno ou grande que você gostaria de cumprir por algum tempo, mas que continua adiando por falta de dinheiro? Vamos fazer alguns exemplos para entender melhor um ao outro ... Compre uma boa câmera e faça um curso de fotografia muito caro; finalmente reserve essa viagem ao exterior para conhecer o mundo fora da Itália e talvez leve a linda câmera fotográfica que você comprou anteriormente; Em resumo, estou falando de qualquer experiência que você sonhou há muito tempo.
Eu recomendo não negligenciar a importância de recompensá-lo, realizando esses desejos ao longo do caminho, porque serão precisamente essas belas experiências e emoções que você experimentará que lhe darão a força para continuar a aumentar suas economias😉
Separe seu dinheiro mesmo com objetivos de longo prazo
O que quero dizer com "longo prazo"? Para entender um ao outro, vamos fazer alguns exemplos:
crie um ninho de ovos para o futuro de seus filhos (por exemplo, pagar universidade ou pagar adiantamento pela casa)
crie uma pensão complementar (aqui você pode encontrar um artigo para saber mais) https://www.bilanciofamiliarepersonale.it/come-e-quando-andro-in-pensione-ecco-una-guida-per-capire-cosa-ti-aspetta- come-e-movimento /
Como reservar dinheiro para esses objetivos? A fórmula mais utilizada é a dos chamados " planos de acumulação ". Essas são ferramentas disponibilizadas a você por bancos ou seguradoras e que, uma vez assinadas, cuidam de você, mês após mês, para retirar o valor estabelecido da conta e separá-lo ("retirada forçada").
"Mas por que obter dinheiro com força de uma instituição quando podemos pensar por nós mesmos?" A pergunta está certa e a resposta é contém dois motivos:
Depois de tomarmos a decisão de retirar o dinheiro "à força" (na verdade, antes de assinar o contrato, pensamos nele e aceitamos essa situação, caso contrário não o teríamos feito), teremos a "conveniência" de não ter que pensar nisso mês após mês , com o risco de gastá-los em outras questões ou pular alguns meses;
A possibilidade de atingir o prazo estabelecido com o ninho de ovo que deixamos de lado aumenta. Por que, afinal, você sabe: a diferença entre "querer salvar" e "salvar na prática" é grande e a tentação de desistir de metas de longo prazo para privilegiar o "hoje" pode fazer piadas ruins.
Sempre se pague primeiro
Você deve saber que pagar sempre a si próprio primeiro é, na verdade, a primeira das regras para cuidar de suas finanças .
Você provavelmente está se perguntando por que estou apenas informando ... Bem, se eu tivesse lhe contado sobre isso no início deste post, você pode ter pensado que esse era o "conselho de desconto habitual".
Dizer a você desde o início que reserve algum dinheiro para você a montante (ou antes de remover todas as despesas fixas) certamente o faria chegar ao final da colheita com a conta vermelha, porque você não estava acostumado a fazê-lo corretamente.
Pagar-se primeiro só pode ter um impacto positivo em suas finanças se você colocar em prática todos os outros pontos que vimos até agora. Somente após você ter seguido e explorado um após o outro todos os métodos relatados nesta postagem e que você tenha economizado muito dinheiro, será capaz (a partir do mês seguinte) de economizar um valor a montante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário