Ambrose Gwinnett Bierce
A finanças pessoais é a habilidade que permite gerenciar seus fundos ativamente para analisar tão fina em sua situação económica, administrá-la e aumentá-la.
Manter um orçamento pessoal com suas próprias despesas oferece a vantagem de ter uma idéia clara da sua situação financeira atual, passada e futura.
Se você está lendo este artigo, provavelmente gostaria de aprender como gerenciar melhor seus ativos.
Este artigo está dividido em três partes: a primeira é usada para conscientizar seus ativos e tornar-se proprietários do que você possui; no segundo, veremos estratégias para aumentar seus ativos; na terceira, veremos quais são as melhores ferramentas para gerenciar suas finanças pessoais .
Fase # 1 - Análise de capital
Estatísticas de finanças pessoais
Você não pode analisar seus bolsos efetivamente sem ter uma imagem clara da sua situação econômica ; o primeiro passo é, portanto, verificar o que e quanto você tem para gerenciar melhor seu dinheiro.
Comece fazendo as contas de suas propriedades, para entender quanto é seu capital , elabore uma lista dos ativos do seu estado adicionando todos os seus ativos.
Você pode objetar que não possui todos esses produtos para listar, mas eu convido você a pensar com cuidado; pode haver coisas em que você não pensa mais; aqui está uma pequena lista que pode funcionar como base para começar:
Conta bancária
Conta corrente postal
Cupons frutíferos
Ações e ações
Cartões pré-pagos
carteira
Dinheiro espalhado pela casa
Money Box
Quaisquer objetos de valor que você gostaria de vender
Conta PayPal
Mais dinheiro
investimentos
Agora você deve ter claro nos cartões o valor de suas economias e o status de suas finanças pessoais, uma condição necessária para gerenciar seu dinheiro corretamente.
Para uma melhor orientação, você pode calcular seu CashFlow , ou sua receita líquida, que é a diferença entre sua receita e suas despesas.
Agora que você calculou seu CashFlow mensal médio, marque-o em um bloco de papel, pois será necessário nas próximas etapas para gerenciar suas finanças pessoais.
Fase 2 - Aumente sua receita
Subir Euro
Falei sobre como aumentar seus ativos no guia dedicado a como ganhar dinheiro , no qual explico além dos vários tipos de renda e como gerá-los, as quatro estratégias fundamentais a serem ganhas, que resumem:
Diversifique sua receita . Ter pelo menos dois fluxos de caixa recebidos é uma vantagem não apenas para a quantidade de dinheiro gerada, mas também para ter um salva-vidas financeiro capaz de compensar uma possível falta de dinheiro decorrente da renda primária.
Construindo um sistema . Construir um mecanismo de ganhar dinheiro é a melhor maneira de gerar renda secundária, talvez passiva.
Invista no conhecimento . Uma maneira eficaz de ganhar dinheiro é investir em suas paixões, gerar receita com seu próprio hobby é definitivamente melhor do que investir seu tempo fazendo um trabalho que você não gosta ou pelo qual não tem interesse.
Salve . Este ponto não requer explicações adicionais, se você quiser saber mais, leia os artigos dedicados à economia ou o método SMarT .
Estas são as quatro principais etapas para aumentar seus ativos , às quais adiciono alguns conselhos genéricos para gerenciar suas finanças pessoais:
Coloque suas economias em uma conta sem um caixa eletrônico, para retirar você terá que fazer fila e desanimar em fazê-lo
Crie um trabalho que gere renda passiva
Economize pelo menos 10% de sua renda mensalmente
Adquira o hábito de economizar, pouco, mas muitas vezes
Cuide de sua educação financeira
Gaste cada vez menos sua renda
Use dinheiro e limite o uso de cartões
Se você deseja abrir uma nova conta bancária, seguros, uma hipoteca, um empréstimo ou um plano de telefone, você pode achar útil o site Facile.it A partir deste portal você pode rapidamente comparar todas as taxas disponíveis no mercado para escolher a proposta mais vantajosa .
Também recomendo o portal FindPrices , um mecanismo de pesquisa que pode encontrar o preço mais baixo nas lojas online.
Fase # 3 - Gerencie suas finanças pessoais
Gerenciamento financeiro
O gerenciamento correto de suas finanças pessoais pode ser um remédio para todos os seus bolsos, ter suas receitas e despesas paginadas automaticamente em um gráfico conveniente ou em uma lista clara de despesas é uma ajuda válida.
Existem muitos programas para gerenciar suas finanças pessoais. Aqui estão os 2 melhores gratuitos que tentei e selecionei.
GnuCash . Este programa de código aberto é totalmente gratuito e oferece todos os recursos típicos do melhor software dedicado a finanças pessoais. Com o GnuCash, você pode gerar gráficos, manter contas pessoais, gerenciar títulos e fundos mútuos.
iPase . Software flexível e muito intuitivo, oferece todas as possibilidades do GnuCache, também se você não deseja instalar nada no seu PC, há também uma versão portátil e confortável que pode ser executada a partir de um pen drive USB, útil para gerenciar suas finanças pessoais em qualquer lugar.
Agora, vamos seguir algumas dicas para gerenciar suas finanças domésticas:
Concentre-se no seu crescimento financeiro . Deixe a economia global em paz e afastada das notícias financeiras que elas transmitem na televisão, a propósito, você começou sua dieta na mídia ? Não desperdice sua concentração concentrando-se em fatores externos que você não pode mudar, desvie sua atenção para suas finanças pessoais que dependem de suas escolhas; em vez disso, deixe de fora a global sobre a qual obviamente você não pode ter controle.
Verifique seu CashFlow . Com a fórmula simples vista no primeiro parágrafo, você pode calcular seu lucro líquido mensal, qualquer que seja a operação que decida executar, tente não exceder esse valor, seu CashFlow é o ponto de partida para investir, economizar ou gastar, a este respeito. o artigo dedicado aos hábitos das pessoas ricas .
Apenas boas dívidas . As dívidas boas produzem uma anuidade, são um investimento para o futuro; essas devem ser a maior parte das dívidas que você assumirá, um carro ou um vestido de grife são dívidas ruins, elas não retornam e não geram dinheiro: preste atenção a isso distinção para gerenciar adequadamente suas finanças pessoais.
Use o cartão como estratégia . Se você não pode ficar sem um cartão de crédito, decida com antecedência o valor que pretende gastar todos os meses e deposite esse dinheiro no seu cartão de crédito. Sua conta corrente principal deve ter como movimento único a transferência do valor escolhido para o cartão de crédito. Depois, use apenas esse dinheiro durante o mês, esqueça a conta principal e trate o dinheiro no seu cartão como a única fonte de dinheiro disponível. Com uma quantia fixa e imutável escolhida todos os meses, fica mais fácil gerenciar suas despesas.
Tudo em um só lugar . Compre um cofrinho e deposite todas as moedas que encontrar na casa; todas as moedas ou notas voadoras devem ser inseridas nesse depósito. Adquira o hábito de colocar algo todos os dias, pouco, mas frequentemente.
Finanças domésticas
calculadora
Aprender a manter contas e gerenciar suas finanças pessoais é uma habilidade útil que o acompanha durante toda a sua vida. Não é de surpreender que eu a tenha incluído entre as habilidades pessoais mais importantes .
Se você nunca gerenciou suas finanças pessoais, isso poderia ser entediante no início, mas depois de alguns meses com o primeiro orçamento em vista, você terá imediatamente a satisfação de controlar sua economia doméstica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário