Warren Buffett
Já falei várias vezes sobre riqueza material e como você pode melhorar suas habilidades para gerar mais dinheiro.
Em particular, quando lhe contei sobre como ganhar dinheiro , escrevi que uma das melhores maneiras de gerar renda sem trabalhar é criar um sistema .
MJ DeMarco, em seu livro A estrada para a riqueza , relata uma história que nos ajuda muito a entender melhor esse conceito.
Decidi propor neste artigo que soubesse da estratégia que se propõe quando se trata de construir um sistema para criar novas riquezas.
A história é um pouco longa, mas, se você decidiu mudar sua situação econômica, tenho certeza de que investirá parte do seu tempo para lê-la.
Boa leitura
A parábola da riqueza de MJ DeMarco
Riqueza do tesouro no porta-malas
Um grande faraó egípcio convoca seus dois netos, Churma e Azur, e confia a eles uma tarefa grandiosa: construir duas pirâmides monumentais como uma homenagem ao Egito.
O Faraó promete a ambos que, ao final de cada pirâmide, ele os recompensará imediatamente, dando-lhes o título de rei, uma aposentadoria de ouro e uma vida de luxo.
Finalmente, cada sobrinho terá que construir sua própria pirâmide.
Chuma e Azur, ambos com dezoito anos, sabem que levará anos para concluir esta tarefa monumental.
Apesar disso, cada um deles se sente pronto para o desafio e honrado pela tarefa dada pelo Faraó.
Eles deixam os apartamentos do faraó prontos para começar o longo processo de construção das pirâmides.
Azur começa a trabalhar imediatamente. Arraste lentamente as pedras grandes para formar um quadrado.
Depois de alguns meses, a base da pirâmide de Azur toma forma.
As pessoas se reúnem, contemplam seus esforços e prestam homenagem ao seu trabalho. As pedras são pesadas e difíceis de mover e, após um ano de trabalho duro, a base quadrada perfeita da pirâmide está quase pronta.
Mas Azur está perplexo.
A área que deve conter a pirâmide de Chuma está vazia.
Nem mesmo uma pedra foi colocada. Sem fundamento. Nem mesmo um sinal no chão. Nada mesmo.
É tão sombrio quanto no ano anterior, quando o faraó encomendou o trabalho deles. Confuso, Azur vai para a casa de Chuma e o encontra no celeiro com a intenção de trabalhar em uma máquina complicada que se assemelha a um instrumento de tortura.
Azur o interrompe: “Chuma! Que diabos você está fazendo ?! Você deveria construir uma pirâmide para o faraó e passar seus dias no celeiro mexendo nessa máquina absurda? "
Chuma mostra um sorriso e diz: "Estou construindo uma pirâmide, me deixe em paz".
Azur ri dele: “Sim, claro, claro que não. Você não colocou uma única pedra em um ano inteiro! ".
Chuma, ocupado e indiferente às acusações de seu irmão, responde: “Azur, você é míope e sua sede de riqueza obscureceu sua visão. Vá em frente e construa sua pirâmide, e eu construirei a minha. "
Partindo, Azur o repreende: "Estúpido! O faraó vai enforcá-lo quando ele descobrir sua traição. "
Mais um ano se passa e Azur fortalece a base de sua pirâmide, o segundo nível começa. Mas surge um problema: Azur está lutando para progredir. As pedras são pesadas e não podem elevá-las até o segundo nível.
Preocupado com seus próprios limites físicos, Azur reconhece sua fraqueza: ele precisa de mais força para mover pedras mais pesadas e, para isso, pede conselhos a Bennu, o homem mais forte do Egito. Por uma taxa, Bennu treina Azur para desenvolver músculos mais fortes.
Azur imagina que as pedras mais pesadas serão facilmente levantadas para os próximos níveis assim que uma força maior for adquirida.
Enquanto isso, o enredo destinado à pirâmide de Chuma ainda é estéril. Azur começa a acreditar que seu irmão quer morrer, porque ele parece ter violado o mandato do faraó. Azur acaba esquecendo seu irmão e sua pirâmide inexistente.
Mais um ano se passa e a construção da pirâmide de Azur diminui de maneira desanimadora. Muitas vezes, leva apenas um mês para colocar uma pedra.
Mover as pedras para níveis mais altos exige muito esforço e Azur gasta muito tempo trabalhando com a Bennu para obter melhor e melhor condicionamento físico.
Além disso, o Azur gasta quase todo o seu dinheiro em consultas e na dieta incomum exigida pelo treinamento. Azur acredita que, na velocidade atual, a pirâmide será concluída em trinta anos.
Destemido, Azur proclama: “Depois de três anos, superei meu irmão. Ele ainda nem colocou uma pedra! Que idiota! "
Então, é claro, um dia, enquanto ele ergue uma pedra pesada ao longo da lateral da pirâmide, Azur ouve um barulho alto vindo da praça da cidade.
Os habitantes locais, observadores habituais de seu trabalho, saem rapidamente para ver o que está acontecendo.
Intrigado, Azur faz uma pausa e vai investigar.
Cercado por uma multidão aplaudindo, Chuma avança na praça dirigindo uma máquina de 7 metros de altura, um dispositivo imponente construído com uma teia de suportes, rodas, alavancas e cordas.
Enquanto Chuma se move lentamente pelas ruas da vila no meio da multidão jubilosa, Azur tem medo de descobrir para que serve o dispositivo.
Depois de uma curta viagem à área árida da pirâmide de Chuma, os medos de Azur são confirmados.
Em poucos minutos, a estranha máquina Chuma começa a mover as pedras pesadas e a criar a base da pirâmide.
Uma após a outra, a máquina levanta as pedras sem esforço e as coloca suavemente lado a lado. Milagrosamente, a máquina requer apenas um pouco de esforço da Chuma.
Gire uma manivela presa a uma corda e uma viga conectada por um mecanismo e bingo, as pedras pesadas são movidas rápida e magicamente.
Enquanto a fundação da pirâmide de Azur levou pelo menos um ano, Chuma constrói a base de sua pirâmide em uma semana.
O segundo nível que Azur lutou com tanto esforço é ainda mais chocante: a máquina de Chuma faz o trabalho trinta vezes mais rápido.
O que Azur fez em dois meses, o carro de Chuma fez em dois dias. Após quarenta dias, Chuma e sua máquina concluíram o que Azur havia realizado em três anos de trabalho duro.
Azur é destruído.
Ele passou anos trocando pesos tremendos, enquanto Chuma construiu uma máquina que fazia isso por ele.
Em vez de reconhecer o papel da máquina, Azur promete a si mesmo: “Eu tenho que ficar mais forte! Eu tenho que levantar pedras mais pesadas! ".
Azur continua o trabalho duro de construir a pirâmide, enquanto Chuma continua a girar a manivela de seu carro.
Depois de 8 anos, aos 26 anos, Chuma termina sua pirâmide: três anos para construir o sistema e cinco anos para colher os benefícios.
O grande faraó está satisfeito e cumpre sua promessa. Ele recompensa Chuma com a regência e o cobre com grande riqueza. Chuma não terá mais que trabalhar um único dia de sua vida.
Enquanto isso, Azur continua lutando repetindo o mesmo dado. Levante pedras, perca tempo e dinheiro para ficar mais forte.
Infelizmente Azur se recusa a admitir que sua estratégia não funciona e continua com o mesmo processo antigo: ele carrega as pedras pesadas até que não possa mais levantá-las ... então ele se torna mais forte para poder levantar as mais pesadas.
Este método estúpido força Azur a uma vida de labuta.
A pirâmide prometida ao faraó nunca terminará, pela simples razão de que ele decidiu levantar os pesos sozinho, em vez de se concentrar em um sistema que fazia isso por ele.
Azur tem um ataque cardíaco e morre durante a criação do décimo segundo nível de sua pirâmide, a apenas dois níveis do final. Ele nunca será capaz de desfrutar das grandes riquezas prometidas pelo Faraó.
Enquanto isso, Chuma se aposentou 40 anos antes, cercado de luxo. Cheio de tempo livre, Chuma se torna o maior erudito egípcio e um inventor de sucesso.
Ele será enterrado ao lado do faraó, na mesma pirâmide que ele construiu.
História retirada do livro: Estrada para a riqueza .
Crie a riqueza que você deseja
Escada para o céu
Você gostou desta parábola? Você entendeu a base do conceito de construção de um sistema?
Agora você precisa entender como construir o seu, para isso, não espere que alguém lhe diga o que precisa fazer, mas comece por si mesmo: com o que você gosta, com o que pode fazer, mas, sobretudo, com o que deseja aprender .
Por exemplo, para desenvolver seu próprio negócio, você está mais inclinado a aprender um novo idioma ou a aprender a programar?
Estas são as perguntas que você precisa se perguntar.
Por fim, lembro que, no Crescimento Individual, publiquei muitas histórias para estimular a criatividade e as reflexões. Clique aqui para encontrar todas.
Se você preferir se dedicar a melhorar sua economia doméstica, comece com este artigo e este dedicado à economia .
Nenhum comentário:
Postar um comentário